Sachsenhausen: campo de concentração e memorial

postado em: Alemanha, Berlim, Lugares, Oranienburger | 1

Sachsenhausen

Sachsenhausen: memorial e campo de concentração  (em Oranienburg, 50 minutos de metro/trem do centro de Berlim)

Como chegar

Primeiro precisará de um bilhete para a área C (mais informações, clique aqui). Partindo da Alexander Platz, pegue o U8 até a Witternau, na estação Witternau, troque para o trem de superfície, pegando a rota S1 até a estação Oranienbug Bhf, o trajeto completo leva em media 50 minutos. Ao chegar em Oranienburg você terá 2 opções, ir a pé, por volta de 1,8km pela bela e pacata cidade até o memorial/campo de concentração (basta seguir as placas ou mesmo o fluxo de turistas) ou pegar um ônibus, no ponto em frente a estação de trem, de numero 804, em 4 ou 5 paradas você estará na porta do memorial Sachsenhausen.

Trajeto entre a estação Oranienbug Bhf até o memorial.

O Campo foi um dos três maiores campos de concentração dentro da Alemanha, era considerado um campo “modelo” pelos nazistas, inicialmente usados para presos políticos.

A entrada é gratuita, mas vale a pena alugar um guia de áudio que possui diversas línguas, entre eles inglês e espanhol (não tem português), custo é de 3 euros por aparelho, você receberá um mapa com os principais pontos e seus números (como este), no aparelho de tradução basta digitar o numero que começa a explicação. Reserve ao menos metade do seu dia, umas 5 horas entre ida e volta. Se prepare para andar, ele é bem grande, e quando você acha que já viu tudo, ainda tem o lado russo do campo, que foi usado após o fim da guerra e ocupação da União Soviética em 1945.  O clima do local é diferente, te deixa pensativo, não senti tanta energia negativa, vale muito a pena visitar, considero a principal memória da segunda guerra na região.

 

Dentro do campo existe um café, se estiver com fome, pare no café e vá ao banheiro antes de começar, após passar o portão de entrada se prepare para andar e ver tudo que sempre ouviu falar sobre os campos de concentração da segunda guerra.

O local é muito bem cuidado e foram mantidos galpões de alojamento, enfermarias, crematório, e outros pontos tristes, mas interessantes. Atrás dos muros encontrará outros pontos, como a aérea usada pelos russos e alguns galpões fechados.

Na volta siga o mesmo caminho, se estiver com fome, ao lado da estação Oranienburg Bhf existe um Mc Donalds, não é a melhor comida, mas uma boa pedida para fazer um lanche rápido após caminhar por horas e antes de encarar mais 50 minutos de trem/metro até Berlim.

Dica

No inverno poderá ter neve, como irá caminhar por algumas hora a céu aberto, use calçados impermeáveis ou leve meias reservas na bolsa caso os pés fiquem molhados.

Horário de funcionamento:
Todos os dias, inclusive domingos:
De Março a outubro – De 08:30 as 18:00h
De Novembro a Março – de 8:30 as 16:30h
Consulte horários atualizados em www.stiftung-dg.de

  • Great article! I really was looking for something like these.