Dicas e percepções sobre a cidade de Berlim.
Poucos lugares aceitam cartões de credito, somente shoppings, restaurantes mais caros e redes internacionais de fast food. Bares, mercados e barraquinhas de comida e bebida só em dinheiro.
Aprenda a falar: Bitte, Danke, Currywurst e Bier, Straße é rua e o ß tem som de ss.
Os Berlinenses não comem somente salsicha, eles também comem repolho, batata e pão, mas sempre com um pedaço de salsicha e quase nunca sentado, é comendo em pé com uma garrafa de cerveja ou uma caneca gigante.
Dizem que o pedestre atravessando uma rua com o sinal vermelho leva multa de 10 euros e se tiver uma criança vendo a multa dobra, mas quase não se vê policiais. No início é bem interessante, mas lá pelo terceiro dia você já não aguenta mais esperar os sinais fechado e nenhum carro passando, você fica lá esperando, acredito que seja mais fácil ser atropelado por um bonde que um carro.
Cada garrafa pet ou garrafa de cerveja vale 25 centavos de euro, se devolvida nos mercados, nos menores abatem na hora o valor em sua conta, nos maiores existem maquinas que contam as garrafas e liberam as moedas.
Bebem pela manha, tarde, noite e madrugada, muita cerveja e fumam pra caramba, muitos locais ainda tem o fumo liberado mesmo dentro dos ambientes, logo, se você se incomoda, evite os pubs e bares menores e menos turísticos.
Em dezembro o frio é suportável, normalmente entre 2 e 10 graus, em janeiro e fevereiro a temperatura cai bastante e é comum nevar, no inverno o dia vai de 08:30 as 16:30 no máximo, fora deste horário é sempre noite, no verão é o oposto, tem luz até tarde, mas o calor é bem forte e poucos hotéis possuem ar condicionado.
Roupa não é barato, não vale a pena comprar estes itens na cidade, já comida e cerveja é quase de graça, em mercados uma garrafa de cerveja com 600 ml custa entre EUR 0.80 e 1,20 e se você devolver o recipiente ainda recebe EUR 0,25, nos principais bairros é muito seguro e ninguém te enche o saco oferecendo drogas ou pedindo alguma coisa, ao contrário das regiões turísticas de Portugal e Espanha.
Próximo a Alexander Platz, no Mitte, me pareceu a melhor área para se hospedar, de lá saem todos os tipos de transportes para qualquer lugar de Berlim e região, além de contar com a torre de TV que é um ótimo ponto de referencia para quem estiver meio perdido.
Quantos dia em Berlim? Eu diria que 5 dias completos é o tempo ideal para conhecer quase tudo sem ter que ficar correndo, se for a Postdam e/ou Sachsenhausen fique mais um dia. Agora se você gosta muito de museus pode ficar uns 6 meses, pois cada esquina tem pelo menos três museus de alguma coisa.
Compre um chip para uso de internet e poder se locomover usando o Google maps, as operadores principais não possuem chips pré pagos, por isso vá em lojas que não tenham marcas de grandes operadoras, lojas que vendem aparelhos normalmente possuem esses chips, custam entre 15 e 20 Euros para pacotes de 500 mb a 2 gb de dados, eu indicaria um sim card da O2, é preciso apresentar passaporte para realizar o cadastro, na Alexander Platz, do lado externo existe uma loja que comercializa esse sim card (fica ao lado de outras duas lojas de operadoras de celular. No aeroporto de Tegel também é possível encontrar por 20 euros um chip com 1gb de trafego, um uma loja próximo a saída principal.
Banheiro, ou a falta dele, foi o que mais me incomodou na cidade, tem poucos e todos cobram entre 50 cents a 1 euro para seu uso, grande parte dos cafés e bares pequenos não possuem banheiro, quando possuem, sempre será identificado como WC.
Não tem roupa de frio? Normal para nos brasileiros, deixe para comprar na Alexander Platz, na H&M ou Primarc, os preços da Primarc são muito baixos, uma segunda pele por menos de 5 euros, casacos grosso por 30 euros, as roupas não tem essa qualidade toda, mas seguram o frio. Ao contrário de muitas cidades europeias, os alemães não estão nem aí para sua roupa, cada um anda do jeito que quer e ninguém repara em ninguém, qualquer roupa é apropriada para qualquer bar. Após sofrer alguns dias, descobri que a melhor jaqueta para o frio mediano são parecidas com essas da foto logo abaixo, são bem leves e mantem a temperatura do seu corpo, apesar de feias (estou falando para um frio entre 10 e 2 graus, não para os dias muito frios)
A parte que fica no antigo lado oriental está cheia de obras, a cidade tem muito espaço para crescer para este lado e é normal desviar o tempo todo de construções.
Fuja um pouco dos bares turísticos, existem bares e pubs locais, menos conhecidos, onde sequer falam inglês, mas são muito interessantes. Dos mais turísticos, vale a pena visitar a cervejaria HB (Hofbräuhaus München) uma cervejaria de Munique que tem uma filial em Berlim, uma quadra da Alexander Platz, é bem grande e normalmente tem bandas tocando musicas tradicionais, não cobra entrada, mas o preço é mediano, uma caneca de chopp de 1 litro por volta de 6 euros.
Coma e beba nas barraquinhas das praças (se for próximo ao natal, as chamadas feirinhas de natal), quase todas as praças, após as 17 horas, tem diversas barraquinhas vendendo cerveja, salsicha no pão ou com batata, uma espécie de vinho quente e estão sempre lotadas.
O Currywurst e o Döner parecem ser a comida oficial das ruas de Berlim e custa muito barato, de 2 a 4 euros, é gostoso e tem em todo lugar.
Os muros da cidade são cheios de grafite, no inicio você estranha, mas logo depois vê que aquilo faz parte da cidade, tanto nos bairros nobres quantos no subúrbios.
Domingo, neste dia quase nada funciona, apenas alguns restaurantes e atrações turísticas, é o dia do berlinense aproveitar com a família, nada de supermercado, shopping, mercados e muitas outras coisas, portanto se você não gosta da cidade meio parada, evite passar o domingo em Berlim.
Cachorro em Berlim é igual gente, eles podem ir em quase todos os lugares, quando não são “bem vindos” o estabelecimento sinaliza com uma placa de proibido cães, mas no geral, tem livre transito pelo bares, cafés, ônibus e demais estabelecimentos, são bem tratados e muito educados, não se vê cachorro de rua, dizem que para ter um cão em Berlim você precisa pagar uma taxa anual, ou seja, só tem quem realmente gosta e cuidar.
Onde ficar: Em termos de região, o Mitte é o bairro mais indicado, de preferencia próximo a Alexander Platz, pela quantidade de lojas, restaurantes e as inúmeras linhas que por la passam, o preço da hospedagem em Berlim é bem em conta, é possível encontrar bons hotéis com custo bem baixo, é difícil indicar um hotel, pois cada pessoa tem seu gosto, mas vou arriscar, em termos de custo x beneficio gostei bastante do Amano, aproximadamente 5 quadras da Alexander Platz e do Hacherstermarket, muitos cafés e restaurantes próximos, o próprio hotel tem um bar que funciona até altas horas da madrugada e na frente fica a Dean, uma espécie de discoteca e muito próximo o B-flat, casa tradicional de Jazz, se subir uma quadra, em direção a Rosentaler, terá um ÓTIMA casa de massas, no estilo fast food, mas com um dos melhores espaguetes que já comi, e alguns pubs mais locais, que também gostei bastante. O Café da manhã do Amano é fantástico, vale o preço que cobram, só uma dica, o box do banheiro é de vidro transparente e só é indicado para casais, amigos podem não ficar à vontade.
Se você não domina o inglês e tem um pouco de receito de não ter com quem falar ou pedir ajuda, o Gat Check Point Charlie Berlim é uma opção, alguns recepcionistas falam português de Portugal e podem te ajudar bastante, foi o único hotel que encontrei onde existem funcionários que falam português, a localização não é das melhores para a noite, mas tem estação de metro ao lado e os pontos turísticos principais estão em um raio de 1 km.
Hotéis bons e com preço justo também são encontrados nos hotéis da rede Accor: Mercure Berlin Alexander Platz, Ibis Styles Berlin Alexanderplatz, ibis Hotel Berlin Mittee e ibis Styles Hotel Berlin Mitte, todos próximos da Alexander Platz, comprando com antecedência poderá encontrar com diárias abaixo de 50 euros e seguem o padrão da rede, sem surpresas.
Por ultimo o Park inn by Radisson fica na Alexander Platz, é um hotel muito grande, em um prédio muito alto, mas que tem bons valores e um bela vista, também é uma opção com bom custo beneficio principalmente pela localização, você já saí de frente para a feirinha de natal.
Se quer gastar pouco ou gosta do clima de hostel, suas opções aumentam consideravelmente, a região é cheia de hotels baratos e interessantes.
Caso vá com família com filhos pequenos grupos de amigos ou mais de um casal, o Air bnb pode ser uma boa opções, possui residencias bem localizadas e com otimos preços. Clique aqui, faça seu cadastro e confira
Se está indo em casal, indico o Amano, se é com amigos ou sozinho os Ibis, Mercure ou Park inn, se fica receoso com a comunicação, Gat Berlim.
Se estiver viajando em uma família grande ou com vários amigos, vale muito a pena olhar no Air bnb, tem muitas residencias interessantes com bons valores na região.
Para ver outros posts sobre Berlim, clique aqui
Um site que indico, usei bastante antes da viagem foi o http://simplesmenteberlim.com/.
Até a próxima!