Tel Aviv – Israel: agradável surpresa!

postado em: Israel, Tel Aviv | 0

Old Jaffa Tel Aviv Israel

Em uma viagem de Israel e Jordânia, Tel Aviv nem estava entre os pontos principais, nossa ideia era a historia de Jerusalém e visitar Petra, porém algo me impressionou em Tel Aviv, sabia que era uma cidade bonita, litorânea e animada, mas não imaginava que era tanto.

Chegamos em Tel Aviv de carro por volta das 15h de um sábado de junho, no meio do Shabat, achei que seria um dia calmo, não era!

Primeiro que o movimento da praia era absurdo, já na rua de trás da avenida beira mar, muitos carros estacionados em qualquer lugar, não havia muito respeito pelas leis de trânsito, calçadas, locais proibidos e qualquer lugar era lugar para deixar o carro.

Para chegar ao hotel eu tive que deixar o carro em um local onde a calçada era pintada de amarelo (eu acho), não tinha certeza se era proibido, haviam carros parados e a placa estava escrito em hebraico, deixei o carro e recebi uma multa que guardo até hoje, só pode ser por estacionar em local proibido. Depois fiquei sabendo que era só ir a uma loja do serviço postal e pagar, seria bem barato, mas só paguei meses depois, no Brasil e ainda sem saber exatamente o que era.

Multa - Tel Aviv
Minha multa, guardo até hoje de recordação.

Chegando ao hotel, bela surpresa, uma quadra da praia em uma região excelente e o atendimento nota 10, o quarto nota 9, vista do apartamento nota 0, apesar da nota relativamente baixa nas classificações que havia visto no tripadvisor, porém não foi barato, nada é barato em Tel Aviv.

Fomos para o calçadão da praia, nunca tinha visto nada parecido, exceto no Carnaval no Rio de Janeiro, gente, muita gente, andando para todos os lados, correndo, caminhando, andando de bicicleta, patinete, motocicleta elétrica e patins. Dezenas de bares vendendo bebida de diversos locais do mundo, metade deles ostentava bandeiras com as cores do arco-íris, na verdade a praia lembra Ipanema, apesar de Israel ser um país religioso é impressionante como não parece haver nenhum tipo de discriminação quanto a opção sexual, droga também é bem comum, as sintéticas claro! Música, basicamente só eletrônicas.

O policiamento é muito grande, menor que em Jerusalém, mas muitos policiais e integrantes do exército uniformizados caminham na rua o tempo todo, mais um local que me senti seguro.

Neste sábado não tinha muito mais o que fazer, bebemos, comemos um Kebab e fomos dormir. No dia seguinte, bem cedo, acordamos e a praia já estava mais tranquila, era Domingo  (a segunda-feira deles). Pegamos dois patinetes elétricos e fomos rodar pela beira-mar, fantástico. Além de relativamente barato, agilizou muito e foi possível conhecer tudo em poucas horas.

Jaffa Old City

Uma cidade histórica em uma área bem pequena, tem muitos degraus, então pode ser necessário um certo preparo físico, porém como é uma área relativamente pequena, em poucas horas é possível conhecer a região. Vale a pena pelo contraste entre a história e tradição e a cidade ao fundo, nova, com uma cultura totalmente diferente.

Old Jaffa Tel Aviv

Jaffa Port

É apenas uma área portuária, a parte legal são os diversos restaurantes de frutos do mar na região, vale a pena almoçar no porto.

Jaffa Port - Israel - Será que volto?

Carmel Market

Aqui é uma bagunça, típico mercado do oriente médio, a quantidade de especiarias e cores vibrantes, vale a pena conhecer, não é muito grande, mas tem bastante coisa interessante e barata, e negocie, as coisas tem preços de acordo com o quanto você está disposto a pagar, dá para ir de patinete elétrico sem problemas.

Carmel Market - Tel Aviv - Será que volto?

Calçadão de Tel Aviv

Lembra Ipanema no Rio de Janeiro, porem muito seguro, muito bonito, cheio de academias publicas e abertas na beira mar onde o povo fica fazendo exercícios sem parar.

Litoral - Tel Aviv - Será que volto?

De Patinete elétrico, fomos de Old Jaffa, até a região de Old Tel Aviv Port, passando por: Charles Clore Beach, Aviv Beach, Jerusalem Beach, Trumpeldor Beach, Frishman Beach, Gordon Beach, Marina, Hilton Beach e Metsitsim Beach, entre outras. É interessante a organização, em algumas praias é tudo voltado para o vôlei de Praia em outras para esportes diferentes, algumas são praias de hotéis, como a do Hilton e muitas delas tem restaurantes a beira mar e com serviço de praia. Em um percurso de 5km entre Jaffa e o porto antigo de Tel Aviv você conhece boa parte do litoral da cidade com as mais belas praias urbanas.

Hotéis em Tel Aviv:

Ficamos bastante tempo escolhendo, na dúvida, os preços chegam a ser absurdos pelo que oferecem, praticamente todos velhos (acho que 90% das construções da região são da década de 1930), caindo aos pedaços se visto de fora, por dentro até estão bem cuidados (o metro quadrado na região é muito caro), é muito comum apartamentos para alugar (não indico pela diferença de cultura), os hotéis normalmente são pequenos e com diárias caríssimas para nós Brasileiros, foque na localização mesmo que esteja de carro, pois é muito difícil encontrar local para estacionar em Tel Aviv e se não entendem o alfabeto hebraico, tem grande chance de levar multas (como eu). Pagamos relativamente caro, mas a localização foi perfeita, o quarto e o atendimento também foi legal, vou indicar alguns hotéis que me pareceram bons, abaixo o hotel que ficamos hospedados:

1. Próximo ao hotel tem um estacionamento que tem acordo com o hotel e pode ser usado;
  2. O Hotel possui um terraço bem agradável para ver o por do sol;
  3. O atendimento é muito bom, educado e os atendentes falam vários idiomas, como quase todo mundo na cidade;
  4. O café da manhã não esta incluído na diária, mas tinha uma boa variedade;
  5. Fornecem toalhas para levar para a praia;
  6. Ao lado do hotel existem diversos restaurantes e lojas de conveniência, alem de uma casa de cambio;
  7. Não possui elevador, a recepção fica no primeiro andar e o hotel tem ao todo 5 andares,com malas pesadas pode dar trabalho;
  8. Existem quartos com vistas para o mar e quartos com vistas medonhas, como o que ficamos;
  9. Limpeza impecável e quartos novos, frigobar, ar condicionado e cafeteira com chá e café de cortesia.

Outros hotéis que me pareceram bons e na mesma área, porém mais caros:

Outras fotos:

Legal a postagem né? Pena que se ninguem vai ler…