Na hora de reservar o hotel sempre bate uma dúvida, nem sempre sobre o hotel ou pousada em que pretende se hospedar, mas em qual canal realizar a compra ou reserva.
A estrutura e localização do hotel são os fatores de maior impacto positivo (ou negativo) na viagem, as vezes tomam dias ou semana de planejamento.
Comprar online é mais barato que em agencias físicas de viagens? A resposta para essa pergunta é sempre: DEPENDE.
Sem dúvida os portais de venda online de hotéis evoluíram muito nos últimos 5 anos, alguns inclusive recriaram o modelo de negocio adotado por todo o setor e em todo o mundo, com destaque para o Booking.com.
Nesta postagem citaremos alguns pontos importantes para serem analisados na escolha do seu hotel.
Antes de mais nada, tenha de forma bem clara qual o seu perfil e o quanto pretende gastar com hospedagem em sua viagem. Nas cidades mais turísticas existem hotéis para todos os gostos e bolsos.
Após a definição do valor máximo disponível, pense em seu perfil, se é mais voltado para atividades durante a noite, como jantares e baladas ou se tem o perfil de aproveitar o dia inteiro e de noite dormir cedo para começar mais um dia de passeios e caminhadas. De acordo com seu perfil, pesquise pela localização. Se você gosta de sair a noite, ficar nas regiões mais movimentadas com bares, restaurantes e discotecas é sempre mais importante, mesmo que durante o dia dependa de metro, táxi ou trem..
Normalmente, as áreas de intensa vida noturna tem valores superiores, mas vale a pena. No meu caso, lembro sempre da minha viagem para Lisboa, onde escolhi inicialmente um hotel em uma área perfeita para o dia, em frente a principal estação de metro, mas que após as 21 horas ficava deserta, após 2 dias decidi mudar de um 4 estrelas para um 2 estrelas mais caro, muito menor, mas que possibilitava que eu ficasse até altas horas da madrugada nos bares locais, fui muito mais feliz.
Definido seu perfil, vamos as principais opções;
Principais agencias de viagens Online que atuam no Brasil.
BOOKING maior empresa online de comercialização de hostels, hotéis e pousadas. O booking reinventou a forma de trabalho, retiraram da “jogada” todos os atravessadores, os acordos são feitos direto entre o booking e o hotel, o que possibilita maior velocidade e melhores tarifas.
Vantagens:
- Preço;
- Atendimento impecável em caso de problemas;
- Quantidade de informações existente nas paginas de hotéis;
- Ausência de atravessadores;
- Facilidade de reserva e pequena (ou nenhuma) burocracia com documentação do cartão de credito, uma vez que o mesmo é passado direto no hotel;
- Tarifas com pagamento direto no hotel e muitas vezes ausência de taxas de cancelamento com antecedência;
- Possibilidade de pagamento em dinheiro, no destino, evitando o IOF;
- Ótimo APP para Smartphone.
Desvantagens:
- A forma mais comum é o pagamento direto no hotel, o cartão de credito do passageiro só é usado para garantir a reserva, as diárias são pagas na chegada ao destino, passando na maquineta do hotel, se for no exterior, acaba gerando o encargo do IOF (4,38%) e variação cambial até o fechamento da fatura do cartão;
- Na maioria dos casos, impossibilidade de parcelamento da compra (falando em hotéis fora do Brasil). Em alguns casos o Booking já permite parcelar, mas ainda não é uma regra;
- Ausência de um consultor para retirada de duvidas e indicações de hotéis para o seu perfil, a escolha deverá ser feita por você, acertando ou errando.
EXPEDIA, a maior agencia de viagens online do mundo, adota um padrão misto, para alguns hotéis ainda atua com atravessadores, em outros com acordo direto, em muitos hotéis possui duas opções de pagamento, um direto no hotel e outra antecipada, em reais. O numero de hotéis é similar ao Booking e os valores também sofrem variações mÍnimas para mais ou para menos, parece até que combinam os preços. É proprietária do portal hoteis.com, que possui o mesmo inventário, parcelamento e um programa de incentivo muito bom, chamado hoteis.com Rewards.
Vantagens:
- Preço;
- Atendimento em caso de problemas;
- Facilidade de reserva e pequena burocracia com documentação anti fraude dos cartões;
- Opção de escolha entre pagar direto no hotel (incide os IOF no exterior e não parcela) ou pagamento antecipado podendo parcelar em até 12 vezes sem juros dependendo do valor da compra;
- Oferece serviços como passeios e traslados, que podem ser adquiridos a qualquer momento construindo um itinerário da viagem, muitas vezes com bons valores;
- Programas de fidelidade;
- APP para Smartphone com boa usabilidade.
Desvantagem:
- Ausência de um consultor para retirada de duvidas e indicações de hotéis para o seu perfil, a escolha deverá ser feita por você, acertando ou errando.
DECOLAR.COM, famosa pelas suas propagandas em horário nobre na TV aberta, a decolar, apesar de estar um passo abaixo do booking e expedia, está caminhando rapidamente para se tornar um concorrente à altura, teve um percentual adquirido pela expedia e já apresenta integração entre o inventario dos hotéis. Atualmente a decolar consegue ganhar em preço em parte das reservas dentro do território nacional e Argentina, nos demais destinos, normalmente possui valores iguais ou superiores aos concorrentes internacionais.
Vantagens:
- Preço nos produtos nacionais;
- Facilidade de reserva e pequena burocracia com documentação anti fraude dos cartões;
- Pagamento antecipado que pode ser parcelado em até 6 vezes sem juros dependendo do hotel e do valor;
- Oferece serviços de passeios e traslados, que podem ser adquiridos a qualquer momento, muitas vezes com bons valores;
- Grande inventário com confirmação imediata.
- APP para Smartphone.
Desvantagens:
- Imagem do passado, onde muitos problemas não eram solucionados relacionados com ausência de reserva no hotel. Tem um bom tempo que não ouço falar sobre esses problemas, acredito que isso seja passado, mas vale a observação;
- Ausência de um consultor para retirada de duvidas e indicações de hotéis para o seu perfil, a escolha deverá ser feita por você;
- Oferece todos os tipos de hotéis, muitas vezes hotéis ruins, mal conservados, mas oferecidos da mesma forma, o comprador precisa ter atenção;
- Site com usabilidade um pouco deficiente, se comparado ao Booking e Expedia.
Os 3 citados acima possuem a mesma política, que considero um problema, o valor apresentado na pesquisa inicial nunca é o final, ao avançar e chegar na tela de pagamento sempre haverá o acréscimo de taxas de alguma natureza (exceto alguns produtos da Expedia), já a decolar.com é “mestre” nessa adição de taxas na tela final, não duvido que esse tipo de atuação tenha sido iniciado por eles, mas é só especulação. Sonho com o dia que a lei fique igual a lei europeia, onde o preço apresentado na pesquisa precisa conter todas as taxas, sem pegadinhas na hora do pagamento.
Meta-Buscadores, todos os hotéis e valores em um único site.
Certamente você já viu propagandas dos principais portais de meta busca de hotéis, abaixo citarei alguns, lembrando que eles não possuem conteúdo próprio, apenas revendem os produtos dos fornecedores acima citado (exceto Litoral Verde), porém não existe diferença de valor, os meta buscadores efetuam uma comparação entre o conteúdo das principais agencias online e oferecem o mais barato para cada hotel.
TRIPADVISOR: Com o símbolo da corujinha, a empresa nasceu para ser um portal de classificação de hotéis em todo mundo de conteúdo colaborativo, gerado por viajantes que já se hospedaram nos hotéis, apresentando pontuação, que muitas vezes, divergem radicalmente do antigo e ultrapassado padrão de classificação em ESTRELAS. As analises são realizadas pelos próprios viajantes e analisam vários critérios, além de possuir fotos reais dos viajantes e não somente as fotos “photoshopadas” oficiais dos hotéis. Oferece conteúdo vasto para cada ponto turístico de cada cidade, restaurantes, bares, casas noturnas e quase todos os serviços turísticos existentes no destino.
Não tem muito tempo que passou a atuar como meta buscador, oferecendo conteúdo do Booking, Expedia, Decolar, Hotel Urbano, Hoteis.com e alguns outros, o valor normalmente é o mesmo encontrado no site do fornecedor (exceto em hotéis específicos que podem oferecer algum tipo de desconto). Eles fazem a comparação em um tela única, além e oferecerem o ranking de satisfação do cliente com relação a utilização do estabelecimento. É meu preferido.
TRIVAGO: a mais famosa, com propagandas de 5 em 5 minutos na TV paga (com certeza você já ouviu: “Hotel? Trivago”. Oferece conteúdo da Expedia, Decolar, Booking, Hotel Urbano e Hotel.com, além de alguns outros internacionais, eu particularmente gosto bastante do modelo que adotam, evitando perda de tempo na procura de portal por portal. A pagina de pesquisa é limpa, estilo Google, outro fator que me agrada.
MUNDI: meta buscador brasileiro, basicamente a mesma coisa dos dois citados acima (exceto conteúdo da Expedia), porém com um diferencial para hotéis no Brasil,o Mundi apresenta também os resultados da rede Accor de hotéis (Ibis, Mercure e Novotel) e CVC.
Não gosta do ambiente de hotéis? Fique em apartamentos ou casas.
AIRBNB: se não gosta do ambiente dos hotéis ou está viajando em família e amigos o Airbnb pode ser uma boa opção, o site faz a ponte entre o proprietário do imóvel e o viajante, pelo site é possível encontrar apartamentos e casas para alugar por períodos curtos (por exemplos três diárias) e até períodos mais longos como, várias semanas. Geralmente os imóveis são de qualidade e passam por uma analise da equipe de site, você também pode acessar os comentários dos viajantes que já utilizaram o imóvel. Não é muito mais barato que os tradicionais hotéis (algumas vezes até mais caro), mas oferece algo diferente e pode ser vantajoso quando viajando em pequenos grupos ou para uma família com vários filhos, além disso, por muitos apartamentos serem residencias, possuem cozinha completa e em alguns destinos pode ser conveniente cozinhar o que você gosta e fugir um pouco da culinária mais exótica.
Fique atento pois o valor exibido na primeira pagina é apenas o valor da residencia, ao avançar sempre incidirá taxa de limpeza e taxa de serviço, que no fim, acaba mudando consideravelmente o valor total final. Atente para a politica de cancelamento, cada imóvel tem a sua politica, algumas bem rígidas.